terça-feira, 21 de setembro de 2010

AS SETE FALTAS QUE AMEAÇAM O ENSINO BRASILEIRO

1- FALTA DE INTERESSE
Os alunos brasileiros, na sua maioria, estudam por obrigação e não por vontade própria. Com isso, eles funcionam sob pressão, às custas de advertência e punições para exercer o que seria mais que a obrigação destes. Os estudantes ainda não entendem que eles precisam, de fato, aprender e não apenas “bater ponto”, em sala de aula, e ficar acima da média para aprovação.

2- FALTA DE BONS PROFESSORES
Boa parte dos professores, principalmente do ensino público, não possuem capacitação pedagógica voltada para o exercício da atividade, tais como cursos de psicologia, pedagógica, especializações, mestrados, doutorados, dificultando e prejudicando, dessa forma, a transmissão de conhecimento aos discentes.

3- FALTA DE COMPROMISSO
Um verdadeiro mal que aflige os alunos no Brasil, tanto dos ensinos fundamental e médio quanto dos cursos universitários, é a ausência de compromisso pessoal à sua formação, gerando como consequência principal uma ignorância e deficiência generalizada nas mentes que deveriam possuir algum saber.

4- FALTA DE DISCIPLINA
O comportamento de cada aluno é o reflexo de sua moral adquirida ao longo de sua vida pregressa. Isto infere que a educação familiar é o alicerce para a formação do caráter do aprendizado. No mundo atual, estamos vivendo uma crise de identidade familiar, onde os valores como respeito, obediência, temor, educação, honestidade estão de certo modo corrompidos, levando à falta de disciplina por parte dos alunos.

5- FALTA DE RECURSOS MATERIAIS
A educação ainda vive um drama com relação à infra-estrutura. As escolas passam por décadas sem uma reforma; as carteiras estão em situação precária, quando elas existem; nos pátios quase nunca existem os tradicionais “parquinhos”; os professores mal têm giz e quadro para darem as suas aulas; os livros não podem ser trocados na mesma frequência que em uma escola particular, sem dizer das inúmeras depredações realizadas pelos próprios alunos.

6- FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
É certo que houve muito incentivo na formação superior nos últimos anos, com o ProUni e as questionáveis e polêmicas “cotas” para as Universidades Públicas. Mas, como fica a educação básica que é a base dos estudos posteriores? É preciso investir na educação e em profissionais compromissados com a qualidade. Todas as esferas de governo (municipal, estadual e federal) precisam priorizar a educação para que o Brasil cresça de verdade.

7- FALTA DE ÉTICA
Ainda que o ensino de qualidade seja o pilar fundamental da ciência, muitas vezes, pode-se perceber que em determinados conteúdos a ideologia dominante impõe-se totalitariamente, dando o seu tom e interpretação particular aos fenômenos de seu interesse. Assim, corre-se o risco de, ao invés de levar aos que desejam a luz da verdade, opera-se diametralmente o oposto, formando-se multidões de alienados e mutilados intelectuais.


Cássio Melo Martins - HC/UFG
Jeovan Pereira das Virgens - EEC/UFG
Larissa Matuda Macedo - ICB/UFG

Um comentário:

  1. Gostei do texto de vocês! É matéria para ser publicada em jornais para melhor conscientização de todos...
    Nercy Lopes FF/UFG

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