terça-feira, 21 de setembro de 2010

Eu sei, e não devia

Eu sei que a gente se acostuma no trabalho, e não devia.

A gente se acostuma com a falta de compromisso, o não cumprimento do horário e da assiduidade. Isso, em virtude de não haver cobrança rígida pela chefia imediata, como acontece nas iniciativas privadas.

A gente se acostuma com a falta de incentivo por parte do poder público, de uma política que visa reconhecer o bom desempenho do servidor, levando-o ao desânimo e a apatia.

A gente se acostuma com a competição entre os colegas, com a falta de amizade, a falta de solidariedade, de integração e companheirismo para desenvolver um trabalho em equipe.

A gente se acostuma em conviver com os hábitos pessoais de cada um, com a forma de tratamento entre os colegas, que nem sempre é respeitosa.

A gente se acostuma com a burocracia e com a falta de uma política igual para todos os servidores.

A gente se acostuma com a falta de interesse de alguns colegas, que se limitam a desenvolver determinadas atividades e não aceitam novas tarefas e desafios.

A gente se acostuma a marcar nossos compromissos pessoais para serem resolvidos no horário de trabalho, achando que é natural.

Eu sei que existem esse vícios no serviço público; porém, devíamos contribuir mais com a nossa parte boa.
 
Anay Borges de Souza et al - FF/UFG

2 comentários:

  1. Anay, o texto é ótimo! Realmente é um retrato falado...
    Nercy Lopes FF/UFG

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Anay, ficou bem legal. Acredito que a mudança deste cenário começa por nós mesmos, com pequenas contribuições diárias, apesar de toda adversidade.

    ResponderExcluir