domingo, 9 de maio de 2010

Para que estudar gramática?

Segundo a Wikipédia, gramática é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso correto. É o ramo da linguística que tem por objeto estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras destro da oração ou da frase, bem como o seu apropriado e adequado uso.

Para Zailda Coirano, estudar gramática é tão importante para uma entrevista de emprego quanto para escrever melhor ou aprender uma nova língua. O uso adequado da gramática ajudará imensamente para concorrer a uma vaga de trabalho; e, ao contrário, não dominar a gramática, atrapalhará a disputa pela vaga. Para ela, aprender gramática não é tão difícil. E sugere que devemos ter um livro de gramática para consultas, do mesmo modo que temos um dicionário, para que, na medida em que o utilizamos, haja familiaridade com as normas.

Já, para o professor Luiz Carlos (UFMG), mais que memorizar regras, os alunos devem aprender a interpretar textos, a extrair suas ideias centrais e a praticar a escrita. Para ele, saber bem as regras gramaticais é dever dos professores de português que devem simplificar o estudo da língua aos alunos; devendo, portanto, aprender a concordância, a regência e a construir texto.

Acreditamos que a gramática nos oferece subsídios para construir bons textos. É o ‘como’ escrever, uma vez que o uso de suas normas torna-se estratégia (ferramenta) relevante para construir textos coesos e coerentes com as nossas ideias.

Luiz Lacerda Santos Júnior (Luizinho) – Hospital das Clínicas/UFG

2 comentários:

  1. Parabéns, fez um resumo bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Muito bom o seu texto! Sintético e informativo, ao mesmo tempo.

    Geraldo Pereira

    ResponderExcluir