domingo, 16 de agosto de 2009

Tarde de descanso

Numa tarde muito ensolarada, estava na rede da varanda da velha casa do sítio do meu avô, passando uns dias para aproveitar as férias e descansar do tumulto da cidade. Foi logo, após o almoço, quando todos saíram e fiquei lá, observando a natureza.

Vendo toda a generosidade que Deus nos presenteou, com aquela paisagem espetacular, veio a ideia de pegar meu material de pintura e me distrair com as tintas. Mas o que pintar? Foi a pergunta que me sondou, por alguns minutos. Decidi, então, fazer um autorretrato.

Preparei todo o material e parece que tudo travou. Nada consegui pintar. Fiquei alguns instantes a pensar, e decidi sair um pouco, para ver se a inspiração viria. Coloquei o boné e caminhei entre as árvores que cercavam a casa. Logo, abaixo das laranjeiras, avistei uma colmeia que há muitos anos vovô cultiva, para retirar o mel para seu consumo.

Namorei as árvores frutíferas que lá existem e vi a floração das jabuticabeiras. Aquilo me alegrou muito, pois é uma das minhas frutas favoritas. Alegria que não durou muito, porque vi um pássaro morto em estado de decomposição, que me causou enjoo.

Resolvi voltar para casa, pois estava ficando cansada de andar dentro da matinha e, com certo medo, também. Já, chegando em casa, ouvi um barulho das araras que alçaram voo das velhas guarirobas. Voltei para a rede.
Maria Aparecida de Almeida Silva - HC/UFG

Um comentário: