domingo, 26 de julho de 2009

Tarde de segunda-feira

Numa tarde de segunda-feira, ao término de mais uma aula de produção de texto, a professora teve uma ótima ideia para que nós, alunos, pudéssemos assimilar as novidades acerca da nova regra ortográfica da Língua Portuguesa, assunto trabalhado em sala, desde o início do curso.
O exercício de fixação era para ser feito em casa. Tínhamos que produzir um pequeno texto contendo pelo menos cinco palavras que haviam sofrido alterações com a nova regra. Inicialmente achei que seria fácil; mas, ao me deparar com as mudanças, fiquei horas tentando encontrar as cinco palavras que poderiam ter coerência dentro de um único parágrafo, pois queria escrever algo sucinto, objetivo, sintético. Pensei, repensei, rabisquei algumas frases, mas tive que assumir: preguiça pura! Parei e fiz uma autoavaliação da minha pseudo-objetividade e, num ato heroico de tentar conseguir alguns 'pontinhos' com a atividade extrassala, resolvi narrar a dificuldade que tive com o 'sumiço' do acento agudo nos ditongos abertos das palavras paroxítonas (exs.: plateia, alcateia); com a utilização ou não do hífen, de acordo com os prefixos e as iniciais dos segundos elementos de determinadas palavras (exs.: autoestima, anti-inflamatório); com o acento circunflexo que 'caiu' das palavras terminadas em 'oo' (exs: voo, enjoo); com a dupla grafia para diferenciação de algumas palavras (ex.: amámos, em vez de amamos); o 'desaparecimento' do acento diferencial em outras (exs.: pelo – substantivo e pelo – preposição); e com a 'queda' do trema ( ¨), que eu já não utilizava mesmo.
Enfim, espero que a professora, que é uma joia de pessoa, averigue no meu desabafo, as benditas cinco palavras que me instigaram e me auxiliaram no entendimento, ainda que superficial, porém significativo, sobre a nova reforma ortográfica.
Ludmilla Otaviana de Sousa e Silva

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa achei que ficou muito bom seu texto! Faz muito o meu estilo. Gostoso de ler, pois é uma conversa informal do que se passa na nossa vida real!!

    ResponderExcluir