quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tristeza do Hífen

             O Trema lamentou sua extinção, pensando que o tal acordo feito entre os países de Língua Portuguesa fosse uma tramoia. Ele, no entanto, é que é feliz! Reclama de barriga cheia por ter sido extinto das palavras portuguesas. Quase não era lembrado... Não entendo sua tristeza! Deveria estar tranquilo. Nunca foi super-homem como eu que aguento tudo! Como sinto inveja dele! Ah, como eu gostaria de ser devastado, “tsunamiado” da Língua Portuguesa! Estou paranoico, contrariado, me sinto um joão-ninguém. Se fizessem um abaixo-assinado, um anteprojeto, defendendo a minha extinção, haveria milhares de adeptos. Sinceramente, estou depressivo, melancólico, pois com ou sem minha presença o sentido das palavras não muda. Então, para que sirvo se a minha presença não faz diferença? Que feiura desses países que assinaram o acordo! Fiquei até com cefaleia. Nem o meu bem-sucedido Brasil, nem Angola, nem São Tomé tiveram a ideia de me eliminar. Meus usuários agradeceriam. Eu poderia, pelo menos, ser ouvido, ser respeitado, pois dos 0,3% das alterações do acordo, ocupo o primeiro lugar. Alguns mandachuva como girassol e passatempo foram solidários ao meu sofrimento e me eliminaram de seus planos. Assim, não os acompanho mais. Sem conhecerem a minha real vontade, alguns ponderaram o seguinte: “Já eliminamos o trema, não podemos eliminar o hífen, pois representa a maioria das modificações feitas.” De certo, pensaram estar contribuindo com minha autoestima. Engano! Foi tudo diferente daquilo que desejava... Tenho, agora, que dizer: Cheguei – para os mal-humorados; Tô na área – para os recém-casados; Agora vocês vão ter que me engolir – para os sem-teto. Por que não fui extinto?! Fico, agora, em zigue-zague, num corre-corre, num tira-põe, feito uma “Maria vai com as outras”, dando trabalho pra todos. Mas agora, para! Chega de paranoia, pois ainda me resta, um consolo: vou me preparar para o próximo acordo! Quiçá, meu anti-herói, Portugal, abrace meu voo e desta vez me dê seu apoio com braços fortes.

Suely Regina Corsino do Carmo
Centro de Seleção/Universidade Federal de Goiás


Um comentário: